O que é Visagismo?
Pará explicar o conceito, vamos dizer de uma vez por todas o que o visagismo não é.
Por ser uma arte, o visagismo não segue tendências, moda ou padronização.
Não é invencionismo
Não é técnica
Não é apenas prático, é completamente estético.
No mundo atual em que prático predomina sobre estético, fica muito difícil a tarefa de sentir os efeitos de uma transformação com visagismo.
Embora não seja impossível, vemos muitas pessoas que passam pela adequação de imagem com um Visagista, sentirem os efeitos em sua vida no todo.
A base principal do visagismo é o rosto. Nele e a partir dele pintamos, esculpimos, desenhamos os mais variados estilos de cortes de cabelo em linhas, formas e cores.
A grande diferença entre a imagem pessoal e uma imagem esculpida por um artesão, é que na segunda, a imagem possuem expressão, possui vida, ela é o sujeito e o produto ao mesmo tempo. Nela o artista não se expressa, apenas faz ela própria se expressar. Compreende aqui o ponto alto do visagismo?
Vivemos num universo multifacetado, cheio de ilusões e dogmas em que se perde o foco facilmente, preferimos o banal mais rapidamente, ao sagrado, ao belo. Pois este por último, requer pensar, analisar, criar, ou seja, requer ver a vida e si mesmos esteticamente como únicos e belos.
Já falei muito sobre a influência da neurologia e da neurociência na forma como nosso olho ver o mundo. Tudo são linhas, formas e foco de luz, nada mais.
O resto são dogmas, conceitos duvidosos, os feio e o bonito são produtos da mente, nada tem haver com o senso verdadeiro de beleza.
Então, numa consultoria de visagismo, observamos todo o rosto, as linhas, os formatos da face e do corpo para compreender o que significam essas linhas e como essa pessoa se expressa visualmente, e o que pretende expressar.
A questão é que por N motivos já citados, muitos julgam o processo e caem na malha do superficial e frívolo. "Mas não é só um corte pelo formato do rosto" ? É o que muitos acham quando vão ao Visagista, todavia, não só isso. Além disso precisamos saber o temperamento e a personalidade do indivíduo, como ele se veste, penteia os cabelos, quem é ele no profissional, no pessoal e principalmente sua relação com o espelho.
É fato comprovado que toda mudança na imagem visual afeta profundamente de forma positiva ou negativa a autoestima ou o estado emocional da pessoa.
Já sabemos graças aos experimentos feitos na física quântica há mais de 200 anos que toda imagem porta uma onda que carrega informações e que a intenção do observador tem o poder de alterar resultados. Isso vemos facilmente nos símbolos arquetípicos do rosto - as formas geométricas embutidas pelas linhas.
Além de tudo isso temos que a coisa sempre pelo lado da harmonia estética. Cabelo combina com corte, joias e acessórios com tipo de pele e formas do corpo. As cores dão luz e sombra ao composto visual e devem está de acordo com a tonalidade de pele, sem falar que cores muito contrárias ao temperamento dominante, pode deixar uma pessoa em estado de irritação, pressa, ou passividade fora do normal.
Então é importante demais consultar um Visagista na hora de cortar cabelo e criar uma personalidade num determinado estilo.
Quando isso não acontece, fica-se no meramente bonito.
Márcio Lima
Comentários