É possível que muitos no atual momento, já tenham ouvido falar em visagismo.
Portanto, devo não me alongar tanto falando.
Hoje, escrevo para chamar a minha atenção, a sua atenção, a atenção do mundo da beleza para um despertar de saber e consciência para o que de fato é a beleza.
A beleza em si, cria caminhos frustrantes e vazios, contudo quando atada pelos fins, chega ao seu mais sublime e real sentido. Aliás, prefiro o termo sentido, ao significado. Afinal, nem tudo o que tem significado é belo, mas tudo o que é belo, tem significado.Segundo o autor do livro " Beleza" o brilhante Roger Scruton, fala que Beleza é algo intrínseco, ou seja, passa algo real, objetivo e natural e portanto, quanto a seu juízo de gosto ou de valor, não vale dizer que é básica ou que dependa de uma segunda opinião para ser.
Muito me admira ver o quanto decaímos no campo da beleza e do esteticismo, uma vez que beleza e estética estão tão intrínsecas a formação da vida como um todo.Todo cabeleireiro, sabe que para se atuar nessa profissão é necessário no minimo que se tenha um afinamento pela arte e pela busca do encontro entre o belo e o sublime, entre a harmonia e estética.Vejo, o quanto as pessoas se frustram cada vez mais sua própria beleza, com seu próprio corpo.Agora, pare um pouco e reflita: O que buscamos quando vamos ao salão de beleza? Será que o desejo de cortar um cabelo, mudar a cor dos cabelos, alinhar as sobrancelhas não vai além do simples desejo e chega a busca pela harmonia estética em a beleza e a arte? Será que não buscamos nos expressar por meio de nossas formas, ou será que já nos expressamos e não nos demos conta disso?Será mesmo que sabemos ou temos noção do que realmente é a beleza?Eu convido à todos a pesquisar as obras de Oscar Wilde, um famoso escritor do século XVIII. Conhecido por suas poderosas críticas para um despertar de consciência no mundo da arte e da estética.
Hoje, tenho observado nos atendimentos que realizo seja no meu espaço ou em outros lugares por onde presto consultoria de visagismo e realizo cortes de cabelo, que é notório o quanto as pessoas estão carentes de si próprias e que muitas vezes o corte de cabelo ou a cor depositada, de nada valeu realmente para aproximar a pessoa do belo ou sublime dentro de si. Logo, depois de alguns dias ou meses, é possível que essas pessoas se encontrem em busca de outro procedimento parecido, novamente perdidas, em sua própria esfera de vida.
Depois de mais de 10 anos de pesquisas, estudos e formação nas áreas de estética, cabelo e visagismo, chego a muitas conclusões a respeito desse universo da beleza.Só é possível gostar de algo feito esteticamente em você quando você, toma consciência da sua própria beleza interior.
Perceba, que a beleza está dentro e fora de nós, basta pesquisar as leis herméticas e verá que tudo está inteiramente conectado e que de nada vale procurar se sentir, se notar, se perceber, pelo segundo juízo de gosto, ou seja, se alguém não admire seu corte de cabelo, você não enxerga a beleza das suas linhas e graduações. Algumas vezes, eu tentei interpretar as poesias que lia ou ouvia:
Muitas vezes eu tentei entender a mente das pessoas, para saber que soluções estéticas aplicar; E todas as vezes não obtive sucesso, exceto, quando procurei observar e sentir a minha própria necessidade de fazer algo belo e verdadeiro para o outro, porém com base no meu juízo de valor e gosto e jamais colocando a opinião externa como estrela do projeto.
Arte imprime ordem e beleza no mundo. E, portanto, a arte verdadeira, jamais se deixa influenciar pelos déspotas que sejam.Ainda segundo Roger Scruton, vivemos num mundo sob uma cultura democrática, que sugere que tentemos igualar os gostos e sensos estéticos, que gera um desconforto e foge a realidade da vida, na sua pelas expressão.Sabemos que quando chegamos aqui, já encontramos uma sociedade formada, cheia de valores, estatutos, decretos, normas, leis, desejos, vontades e que isso tudo tem influenciado á todos conscientes ou inconscientes. E aí é que está, pois a realidade ultima vem sendo ocultada por todas as gerações e só alguns, tem acesso. Por isso, buscar compreender, observar e sentir as coisas e como e porque as sente ou as deseja, é sem dúvida um dos caminhos rumo a autorrealização.Hoje mais do que nunca é necessário que o cliente ao ir ao cabeleireiro, saiba o que deseja expressar por meio de sua imagem e autoimagem. É necessário que aja um breve e corajoso diálogo entre profissional e cliente, antes de quaisquer procedimentos, seja cosmético ou estético para qualquer classe.
A consciência permeia a realidade, embora, muitos seres estão sob anestesias e só seguem desejos dos outros, embora quando, falamos e mostramos isso na prática e por experimentos seja na ciência ou no campo da física, ainda assim, as pessoas relutam em crer que são manipuladas e se autossabotam a si próprias.Façamos da obra em negro a obra em branco, por nos perceber e auto nos libertar.
Comentários