9 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE QUEDA DE CABELO
1 Ninguém é igual a ninguém. Portanto, não adianta compartilhar medicamentos entre irmãos, parentes, amigos, etc. Cada pessoa possui um metabolismo diferente.
Com base na Epigenética, mesmo irmãos gêmeos podem ter evolução diferente aos medicamentos.
Mesmo que os remédios sejam prescritos para tratar doenças que acometem os dois irmãos gêmeos.
2 SHAMPOO ANTIQUEDA FUNCIONA?
Xampus são feitos para limpeza e cuidados com o couro cabeludo, porém são ineficazes para a queda de cabelos.
Alguns xampus auxiliam na permeação de ativos de loções/tônicos capilares. Alguns podem ser eficientes na melhora do couro cabeludo, retiram resíduos de cosméticos e sujeira da poluição do meio ambiente e acalmam o couro cabeludo. Auxiliam no tratamento de dermatites e inflamações. Eliminam também a caspa acumulada no couro cabeludo.
3 POSSO LAVAR OS CABELOS TODOS OS DIAS?
Sim, pois não é a lavagem diária dos fios de cabelos que os fazem cair. Existe uma programação natural dos fios para cair e podem cair durante o processo de lavagem.
4 DORMIR COM OS CABELOS MOLHADOS APODRECE A RAIZ?
Não, o folículo piloso, ou seja a raiz do cabelo está inserida na camada derme, área essa que é bastante úmida naturalmente. É onde ocorre o metabolismo do folículo. Dependendo do tipo de atividade exercida pela pessoa durante o dia, como trabalho, atividade física, seja ao ar livre ou em ambiente fechado, sem tem poeira, ou dependendo do tipo de pele da pessoa, as lavagens diárias serão bem eficazes. Lembrando que manter o couro cabeludo limpo e higienizado evita muitas doenças.
5 MEU ESTILO DE VIDA PODE CONTRIBUIR PARA A QUEDA DOS FIOS?
Sim. Aos que possuem um estilo de vida saudável, certamente terão menos chances de desenvolver problemas de saúde. Porem se sua alimentação não é saudável, se dorme pouco, se está num clima constante de estresse ou vive ansioso demais, ou se é sedentário, se fuma e bebe em excessos, sem dúvida está passível de sofrer queda capilar, ou pode acentuar uma queda genética, causada por exemplo, por hipotireoidismo.
6 AS ESTAÇÕES DO ANO INTERFEREM NO CRESCIMENTO DOS CABELOS?
Um estudo realizado na Suiça, por Kuns Seifert e Trub, analisou 823 mulheres saudáveis que se queixavam de queda capilar em um período maior que 6 anos. Todas passaram por estudos bioquimcos e por um exame chamado Tricograma, o que mostrou certa periodicidade na queda e no crescimento do cabelo, manifestado por uma maior quantidade de fios telógenos ao fim do verão.
Cabelos telógenos são os que se encontram em situação emergente de queda. Isso comprova uma perda de fios durante o Outono.
7 LEITE DE SOJA DIMINUI O CRESCIMENTO DOS CABELOS, DEIXANDO-OS MAIS FINOS?
Fato. Um artigo da revista Experimental Dermatology, de 2001, que fala dos efeitos do consumo do leite de soja e seu impacto no crescimento dos fios. Segundo Estudos realizados por pesquisadores de New Jersey, nos Estados Unidos, , o leite de soja diminui a taxa de crescimento dos cabelos, fazendo com que atrofiem, alem de diminuir o diâmetro da raiz dos fios, deixando-os mais finos e fracos, mexendo ainda na pigmentação dos cabelos.
8 O CIGARRO INTERFERE NA SAÚDE DOS FIOS DE CABELOS?
Sem duvida. Os cabelos dos fumantes dentem a se desidratar com facilidade, podendo cheirar mau, por isso precisam de higiene mais intensa. São mais frágeis para tinturas e químicas capilares, além de quebrarem com facilidade, apresentam também pontas duplas.
Pacientes que fumam, tendem a ter dermatites de couro cabeludo, comprometendo assim, a saúde dos cabelos.
9 CORTISOL E A QUEDA CAPILAR
O cortisol é um hormônio produzido pelas nossas glândulas adrenais e também está associado ao stress. É do grupo dos esteroides e como todos os esteroides, sua matéria prima é o colesterol.
Trata-se de um hormônio lipídico, É produzido durante o dia. as 8h e as 16h.
momentos de stress por exemplo, elevam o cortisol. O uso de pípula anticoncepcional e a gestação também contribuem para seu aumento.
Solicitar a avaliação de cortisol na consulta ao medico, endocrinologista, ou tricologista, é fundamental.
E você, como anda a saúde dos seus cabelos?
Comentários